Licenciado por

Licença Creative Commons
Este trabalho de [, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em [.

domingo, 14 de maio de 2017

Oficina - Meio Ambiente

A  oficina elaborada  pelas bolsistas do PIBID Crislaine Hora da Cruz e Rita Maria da Cruz,  Pinto, para ser desenvolvida na turma do 3Ano A da Escola Municipal 30 de Agosto, tem como tema: "Meio Ambiente".

1.   APRESENTAÇÃO

 É muito importante conscientizar os alunos desde cedo, da importância que deve ser dada aos cuidados com o meio ambiente. E desse modo, a coleta seletiva é de extrema importância para garantir um planeta com menos danos, além de poder usar os materiais reciclados para fazer artesanato, usando assim a imaginação e a criatividade.
 Utilizaremos como recurso didático a história, o lixo nosso de cada dia, pois a mesma vem com uma proposta bem clara e mostra como é essencial darmos o destino certo ao nosso lixo. 

2.   CONTEÚDO(S)
Ciências -  Meio Ambiente
Português -  Leitura e Escrita

3.   OBJETIVO(S)
Ø  Perceber que devemos ter respeito pelo “Meio Ambiente” mostrando a importância da sua preservação.
Ø  Estimular no aluno o hábito da leitura utilizando-se de textos sobre o “Meio Ambiente”.
Ø  Fazer uso da escrita como instrumento de interação entre alunos e os professores.

4.   ETAPAS

Primeiro dia da oficina - 03/05/2017
No primeiro momento da aula iremos apresentar o conteúdo para os alunos, falando sobre o “Meio Ambiente” destacando para eles a importância de cuidar e preservar. 
Faremos a leitura da história o lixo nosso de cada dia, indagando para onde vai o lixo?  E em seguida pediremos que cada aluno escreva uma frase que o marcou na história ou algo que possa fazer de diferente na conservação do meio ambiente.
 Segundo dia da oficina - 10/05/2017
Confecção dos livrinhos sobre Meio Ambiente. Cada aluno terá que construir sua própria historinha.
 Terceiro dia da oficina - 11/05/2017
Iremos confeccionar com os alunos materiais feitos com reciclagem, bem como a construção de lixeiras de reciclagem para separação do lixo. Sendo elas nas cores amarelo: metal, vermelho: plástico, azul: papel, verde: vidro. Sendo que confeccionaremos somente duas delas explicando que as cores azul e vermelha são a mais utilizada por elas na sala de aula sem deixar de explicar a função das outras. Como também mostrar para a turma a divisão de cada uma e salientando a importância dessa divisão mediante cores. E dando continuidade começamos a confecção. Como ressalta PIMENTA (2008, p. 42)
[Denominamos] ação Pedagógica as atividades que os professores realizam no coletivo escolar supondo o desenvolvimento de certas atividades materiais orientadas e estruturadas. Tais atividades tem por finalidade a efetivação do ensino e da aprendizagem por parte dos professores e alunos.

Diante disso, é possível perceber que a dinâmica em sala de aula permiti a construção intelectual e afetiva do aluno.
Quarto dia - 17/05/2017
Culminância da oficina   para que os alunos compartilhem as atividades   expondo o que foi ensinado e dividindo as informações com toda escola.

Materiais
Ø  2 galões de água de 20 litros;
Ø  Tinta azul, amarela, vermelha e verde;
Ø  Cola;
Ø  Cartolina;
Ø  Livro;
Ø  EVA cores (verde, azul, vermelho e rosa – para a produção do caderno)
Ø  Arame para juntar os galões.
Terminado a construção das lixeiras, elas ficarão no pátio da escola para todos participarem de uma forma menos indireta, mas que também se apropriem desse conhecimento.

5.   REFÊRENCIAS

PIMENTA, S. LIMA, M. Estágio e docência. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2008.


Um comentário: