A oficina elaborada pelas bolsistas do PIBID Crislaine Hora da Cruz e Rita Maria da Cruz, Pinto, para ser desenvolvida na turma do 3Ano A da Escola Municipal 30 de Agosto, tem como tema: "Meio Ambiente".
1.
APRESENTAÇÃO
É muito importante conscientizar os alunos
desde cedo, da importância que deve ser dada aos cuidados com o meio ambiente.
E desse modo, a coleta seletiva é de extrema importância para garantir um
planeta com menos danos, além de poder usar os materiais reciclados para fazer
artesanato, usando assim a imaginação e a criatividade.
Utilizaremos como recurso didático a história,
o lixo nosso de cada dia, pois a mesma vem com uma proposta bem clara e mostra
como é essencial darmos o destino certo ao nosso lixo.
2.
CONTEÚDO(S)
Ciências
- Meio Ambiente
Português
- Leitura e Escrita
3.
OBJETIVO(S)
Ø Perceber
que devemos ter respeito pelo “Meio Ambiente” mostrando a importância da sua
preservação.
Ø Estimular
no aluno o hábito da leitura utilizando-se de textos sobre o “Meio Ambiente”.
Ø Fazer
uso da escrita como instrumento de interação entre alunos e os professores.
4.
ETAPAS
Primeiro
dia da oficina - 03/05/2017
No
primeiro momento da aula iremos apresentar o conteúdo para os alunos, falando
sobre o “Meio Ambiente” destacando para eles a importância de cuidar e
preservar.
Faremos
a leitura da história o lixo nosso de cada dia, indagando para onde vai o
lixo? E em seguida pediremos que cada
aluno escreva uma frase que o marcou na história ou algo que possa fazer de
diferente na conservação do meio ambiente.
Segundo dia da oficina - 10/05/2017
Confecção
dos livrinhos sobre Meio Ambiente. Cada aluno terá que construir sua própria
historinha.
Terceiro dia da oficina - 11/05/2017
Iremos
confeccionar com os alunos materiais feitos com reciclagem, bem como a
construção de lixeiras de reciclagem para separação do lixo. Sendo elas nas
cores amarelo: metal, vermelho: plástico, azul: papel, verde: vidro. Sendo que
confeccionaremos somente duas delas explicando que as cores azul e vermelha são
a mais utilizada por elas na sala de aula sem deixar de explicar a função das
outras. Como também mostrar para a turma a divisão de cada uma e salientando a
importância dessa divisão mediante cores. E dando continuidade começamos a
confecção. Como ressalta PIMENTA (2008, p. 42)
[Denominamos] ação
Pedagógica as atividades que os professores realizam no coletivo escolar
supondo o desenvolvimento de certas atividades materiais orientadas e
estruturadas. Tais atividades tem por finalidade a efetivação do ensino e da
aprendizagem por parte dos professores e alunos.
Diante
disso, é possível perceber que a dinâmica em sala de aula permiti a construção
intelectual e afetiva do aluno.
Quarto dia - 17/05/2017
Culminância da oficina para que os alunos compartilhem as atividades expondo o que foi ensinado e dividindo as informações com toda escola.
Materiais
Ø 2
galões de água de 20 litros;
Ø Tinta
azul, amarela, vermelha e verde;
Ø Cola;
Ø Cartolina;
Ø Livro;
Ø EVA
cores (verde, azul, vermelho e rosa – para a produção do caderno)
Ø Arame
para juntar os galões.
Terminado
a construção das lixeiras, elas ficarão no pátio da escola para todos
participarem de uma forma menos indireta, mas que também se apropriem desse
conhecimento.
5.
REFÊRENCIAS
PIMENTA, S. LIMA, M. Estágio e docência. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
Estou ansiosa para ver o desenvolvimento das oficinas aqui no seu blog.Parabéns!!!
ResponderExcluir