1.
Tema
A oficina elaborada pelas bolsistas do PIBID, Ana Júlia da Silva Rocha e Thais Santos da Silva, cujo tema abordado
será a diversidade, com a leitura da história Menina Bonita do Laço de Fita de
Ana Maria Machado, será desenvolvida na Escola Municipal 30 de Agosto e a série escolhida é o 3º ano, com alunos de faixa etária
entre 9 e 11 anos.
2.
Apresentação
Essa história é
ótima para ser trabalhada as questões de diferenças raciais, de preconceito,
que na maioria das vezes são disseminados nas crianças, visto que essas não são
preconceituosas – aprendem a ser. É um tema interdisciplinar que aborda temáticas de sociologia, artes, literatura, redação, português, psicologia
dentre outras, podendo ser trabalhadas de acordo com as necessidades e feedback da turma.
SINOPSE
Uma
linda menina negra desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma filha tão pretinha quanto ela. Cada vez que ele lhe pergunta qual o segredo de
sua cor, ela inventa uma história. O coelho segue todos os
"conselhos" da menina, mas continua branco.
3.
Conteúdos
Sociologia –
Etnia e diferenças raciais e multiculturalismo;
Artes – Colorir
e customizar seu desenho para confecção de cartazes.
Literatura
Infantil – História contada da Menina Bonita do Laço de Fita;
Português e
Redação – Expressão oral e corporal, compreensão e interpretação de texto.
4.
Metodologia
1ª
Etapa - 10/05/2017
No primeiro momento será contada a
história da Menina Bonita do Laço de Fita para a turma.
2ª
Etapa - 11/05/2017
O segundo momento será uma roda de
conversa, onde será solicitado que as crianças recontem a história de acordo
com a figura do personagem apresentado para ela. Reler o trecho: “O coelho achava a menina a
pessoa mais linda que ele já tinha visto
toda a vida! E pensava: - Ah, quando eu casar quero ter uma filhinha pretinha e
linda que nem ela! ”, e problematizar levantando algumas questões para
que as crianças possam expor suas ideias a respeito do que é ser bonito e, de
acordo com as respostas delas ir enfatizando a importância de sermos diferentes,
e levantar o questionamento de como seria se todos fossemos iguais;
3ª
etapa - 17/05/2017
Mandar os alunos pintar os laços e os
coelhinhos (levados previamente), na cor que eles quiserem para colar no cartaz
da menina do Laço de Fita.
4ª
etapa - 18/05/2017
Colocar o vídeo musical sobre
diversidade: O Normal é Ser Diferente, de Jair Oliveira; Cantar todos juntos.
5.
Objetivos
Através do uso de matérias como livros e
mídias supracitados busca-se:
Apresentar
as diferenças, propiciando o conhecimento de si e do outro;
Fazer
perceber que toda pessoa tem sua beleza independentemente da cor ou cabelo;
Permitir enxergar o belo independentemente da
cor;
Promover
o respeito às diferenças;
Estimular o interesse pela leitura.
6.
Tempo
de duração das atividades
Quatro horas aulas
7.
Recursos
Livro da história, fantoches (opcional),
vídeo em pen drive ou em mídia DVD,
além do vídeo musical: O Normal é Ser Diferente, televisão ou data show, papel cartolina, desenhos para
colorir, fantoches, lápis de cor e/ou giz de cera
8.
Avaliação
Avaliar
a compreensão da história contada;
Observar
se as crianças tratam com respeito seus colegas;
Notar
se as crianças valorizam as características que são diferentes das suas;
Habilidades de colagem;
Habilidades
de se expressar oralmente;
Espontaneidade
na exposição da história;
Referências
BRASIL: Referencial Curricular Nacional
para Educação Infantil (Vol.1, p. 32. Brasília, 1998) Diversidade e In
Estou ansiosa para ver o desenvolvimento das oficinas aqui no seu blog.Parabéns!!!
ResponderExcluir