Licenciado por

Licença Creative Commons
Este trabalho de [, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em [.

domingo, 14 de maio de 2017

Oficina com Recursos Educacionais - História "Menina bonita do Laço de fita"



 1.      Tema 
 A oficina elaborada pelas bolsistas do PIBID, Ana Júlia da Silva Rocha e Thais Santos da  Silva,  cujo  tema abordado será a diversidade, com a leitura da história Menina Bonita do    Laço de Fita de Ana Maria Machado, será desenvolvida na Escola Municipal 30 de Agosto  e a  série escolhida é o 3º ano, com alunos de faixa etária entre 9 e 11 anos.

 2.      Apresentação
 Essa história é ótima para ser trabalhada as questões de diferenças raciais, de    preconceito, que na maioria das vezes são disseminados nas crianças, visto que essas  não são preconceituosas – aprendem a ser. É um tema interdisciplinar que aborda  temáticas de sociologia, artes, literatura, redação, português, psicologia dentre outras,  podendo ser trabalhadas de acordo com as necessidades e feedback da turma.
 SINOPSE
 Uma linda menina negra desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma  filha tão pretinha quanto ela. Cada vez que ele lhe pergunta qual o segredo de sua cor, ela  inventa uma história. O coelho segue todos os "conselhos" da menina, mas continua  branco.

 3.      Conteúdos
 Sociologia – Etnia e diferenças raciais e multiculturalismo;
 Artes – Colorir e customizar seu desenho para confecção de cartazes.
 Literatura Infantil – História contada da Menina Bonita do Laço de Fita;
 Português e Redação – Expressão oral e corporal, compreensão e interpretação de texto.

 4.      Metodologia
 1ª Etapa - 10/05/2017
 No primeiro momento será contada a história da Menina Bonita do Laço de Fita para a  turma.
 2ª Etapa - 11/05/2017
 O segundo momento será uma roda de conversa, onde será solicitado que as crianças  recontem a história de acordo com a figura do personagem apresentado para ela. Reler o  trecho: “O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele já tinha visto toda a vida! E  pensava: - Ah, quando eu casar quero ter uma filhinha pretinha e linda que nem ela! ”, e  problematizar levantando algumas questões para que as crianças possam expor suas  ideias a respeito do que é ser bonito e, de acordo com as respostas delas ir enfatizando a  importância de sermos diferentes, e levantar o questionamento de como seria se todos  fossemos iguais;
 3ª etapa - 17/05/2017
 Mandar os alunos pintar os laços e os coelhinhos (levados previamente), na cor que eles  quiserem para colar no cartaz da menina do Laço de Fita.
 4ª etapa - 18/05/2017
 Colocar o vídeo musical sobre diversidade: O Normal é Ser Diferente, de Jair Oliveira;  Cantar todos juntos.
 5.      Objetivos
   Através do uso de matérias como livros e mídias supracitados busca-se:
           Apresentar as diferenças, propiciando o conhecimento de si e do outro;
         Fazer perceber que toda pessoa tem sua beleza independentemente da cor ou cabelo;
       Permitir enxergar o belo independentemente da cor;
          Promover o respeito às diferenças;
       Estimular o interesse pela leitura.
 6.      Tempo de duração das atividades
 Quatro horas aulas
  7.      Recursos
 Livro da história, fantoches (opcional), vídeo em pen drive ou em mídia DVD, além do      vídeo musical: O Normal é Ser Diferente, televisão ou data show, papel cartolina,          desenhos para colorir, fantoches, lápis de cor e/ou giz de cera 
  8.      Avaliação
          Avaliar a compreensão da história contada;
          Observar se as crianças tratam com respeito seus colegas;
         Notar se as crianças valorizam as características que são diferentes das suas;
        Habilidades de colagem;
         Habilidades de se expressar oralmente;
        Espontaneidade na exposição da história;

      Referências
 BRASIL: Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (Vol.1, p. 32. Brasília,  1998) Diversidade e In









Um comentário: